Titulares do Grêmio entram no Gauchão com obrigação de fazer quase 60% dos pontos
Time de transição vacila, deixa apenas um ponto e agora entrega peso maior para equipe de Renato Gaúcho
A campanha ruim da equipe de transição jogou para as costas do elenco principal a necessidade de conquistar quase 60% dos pontos para se classificar à próxima fase do Campeonato Gaúcho. Nas próximas sete rodadas, o Tricolor precisará fazer pelo menos 12 pontos, pelo parâmetro apresentado na competição do ano passado. Um peso certamente inesperado para o elenco de Renato Gaúcho, que tem no horizonte o duelo com o Independiente e o título da Recopa em jogo, e terá de levar ainda mais a sério o estadual.
Os gremistas se encontram em penúltimo lugar, com um ponto ganho. O Gauchão passou a ter 12 clubes apenas na temporada passada, por isso a competição de 2017 é o parâmetro para o Tricolor. O oitavo colocado na primeira fase acumulou 13 pontos. Portanto, obriga o Grêmio a somar 12 pontos em 21 por disputar, um aproveitamento de 57,1%. Nada de excepcional para uma equipe tricampeã da América. Mas a necessidade de correr atrás gera uma tensão maior para o início de ano, ainda longe do melhor ritmo. Os dois rebaixados fizeram nove pontos no ano passado.
Isso, claro, em uma projeção para ficar em oitavo lugar. Para chegar entre os quatro primeiros - e, assim, decidir a primeira fase eliminatória na Arena -, precisaria fazer 16 pontos. Em 2017, o próprio Grêmio foi o quarto, com 17. Significaria aproveitamento de 76,1%, em uma arrancada que começa no sábado, contra o Cruzeiro-RS, em casa.
- Não é normal o Grêmio ficar nessa posição. Mesmo que seja uma equipe de transição, a responsabilidade precisa ser a mesma, eles estão com a camisa do Grêmio. Treinaram, tiveram tempo para se preparar, cada um tem que assumir a responsabilidade. Quando a gente voltar a jogar, a equipe que terminou o ano jogando, a responsabilidade vai aumentar mais ainda. A gente precisa pontuar, precisa sair dessa situação - apontou Léo Moura, em análise crítica.
A lista atual do Grêmio na competição tem os nomes de Marcelo Grohe, Léo Moura, Ramiro, Geromel e Kannemann, além dos reforços Madson, Paulo Miranda, Alisson, Thaciano e Thonny Anderson. A diretoria gremista irá definir os últimos 11 inscritos na sexta-feira, véspera do jogo com o Estrelado.
Do elenco principal, não constam no rol: Paulo Victor, Bressan, Cortez, Marcelo Oliveira, Maicon, Jailson, Michel, Arthur, Kaio, Luan, Everton, Cícero e Jael. Dois nomes que constam na lista atual precisam ser retirados para todos estes estarem à disposição. Para o jogo com o Veranópolis, na oitava rodada, dia 17, a tendência é que sejam utilizados reservas, mesclados com alguns jovens no banco, já que a data é entre as decisões da Recopa, com o Independiente, em 14 e 21 de fevereiro.
O elenco recheado de jovens iniciou o Gauchão pela necessidade de período de férias para o grupo que viajou ao Mundial de Clubes, na primeira quinzena de dezembro. O time de transição contou com alguns reforços, como Bruno Grassi e Leonardo, e os contratados Paulo Miranda, Madson, Alisson, Thaciano e Thonny Anderson, mas só conquistou um ponto.
GLOBOESPORTE. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/titulares-do-gremio-entram-no-gauchao-com-obrigacao-de-fazer-quase-60-dos-pontos.ghtml/>
Post a Comment