Header Ads

Além da vaga: Grêmio e Inter travam duelo de marcas e tabus históricos no Gre-Nal

Tricolor e Colorado se enfrentam às 21h45, no Beira-Rio, pelo jogo da volta das quartas de final



O Gre-Nal 415, nesta quarta-feira, às 21h45, no Beira-Rio, serve para definir a vaga na semifinal do Gauchão, com uma sonora vantagem do Grêmio após bater o Inter na Arena por 3 a 0, no último domingo, no duelo de ida. Mas o clássico, como de costume, também serve como campeonato à parte. Dentro de campo, gremistas e colorados disputarão cada centímetro de grama, obstinados a romper ou firmar uma série de escritas históricas na rivalidade.



De fato, não é exagero dizer que o embate desta quarta-feira terá reflexos na história, além de seu caráter decisivo. Em um momento de superioridade na eterna "gangorra" Gre-Nal, o Tricolor depara com uma série de marcas positivas que pode igualar ou superar com um resultado positivo. O Colorado, por sua vez, tem em vista não só findar o jejum de mais de dois anos sem triunfos sobre o rival, mas até repetir uma marca de mais de 60 anos na obrigação de construir um placar que lhe garanta na semifinal.

  • Grêmio busca maior série de vitórias seguidas desde 2001

A vantagem dos 3 a 0 aplicados no jogo de ida confere à equipe de Renato Portaluppi a possibilidade de perder por até 2 a 0 nesta quarta-feira e ainda assim avançar à semifinal do Gauchão. Mas um triunfo no Beira-Rio vale ao Grêmio a chance de enfileirar três triunfos seguidos no clássico, algo que não ocorre há quase 17 anos, desde 2001 (confira abaixo). A sequência atual, porém, pode ser até mais emblemática, pelo curto espaço de 10 dias entre os clássicos. Vale lembrar: o Tricolor não vencia dois Gre-Nais consecutivos desde 2007, pelo Brasileirão.

A última sequência de três vitórias do Grêmio em Gre-Nais:

07/06/2000 – Olímpico – 2º turno do Gauchão – Grêmio 1 x 0 Inter

07/10/2000 – Beira-Rio – Copa João Havelange – Inter 1 x 2 Grêmio

01/04/2001 – Olímpico – 1º turno do Gauchão – Grêmio 4 x 2



  • Inter não vence o Grêmio por quatro gols de diferença desde 1954

A missão colorada para conquistar uma vaga improvável nesta quarta-feira passa por construir uma vantagem de quatro gols de diferença sobre o maior rival no Beira-Rio. E que remete ao placar de um Gre-Nal histórico. A última vez em que o Inter derrotou o Grêmio por essa diferença foi em 26 de setembro de 1954, há quase 64 anos, no clássico do festival de inauguração do antigo Estádio Olímpico. Na ocasião, o Colorado aplicou 6 a 2 no antigo casarão gremista, com quatro gols de Larry, um de Jerônimo e um de Canhotinho. Sarará e Zunino marcaram para o Grêmio.

  • Grêmio vive sua maior série invicta no clássico em 15 anos

Caso deixe o Beira-Rio sem perder, o Grêmio chegará a sete Gre-Nais de invencibilidade e amplia, assim, sua maior série em 15 anos. Entre 1999 e 2002, o Tricolor ficou 13 clássicos sem sofrer um revés, até o 2 a 1 aplicado pelo Inter em fevereiro de 2003, no Olímpico. De quebra, os gremistas mantêm vivas as chances de igualar a última série invicta do Inter. Entre 2012 e 2014, o Colorado permaneceu nove clássicos sem perder, com cinco vitórias e quatro empates, até a equipe de Felipão fazer 4 a 1 no Gre-Nal da Arena, pelo Brasileirão.

  • Grêmio pode igualar série de vitórias no Beira-Rio de 1991

Se vencer o clássico desta quarta-feira, o Grêmio chegará a três vitórias consecutivas em Gre-Nais no Beira-Rio – além do 2 a 1 do primeiro turno do Gauchão, há o 1 a 0 aplicado com gol de Douglas no primeiro turno do Brasileirão de 2016. Assim, igualará a série de três triunfos seguidos no estádio rival, conquistada entre os anos 1990 e 1991.



  • Inter pode ficar fora da final do Gauchão pela 1ª vez desde 2007

Uma eliminação precoce diante do maior rival recairá sobre o Inter como mais uma prova concreta de que perdeu a hegemonia estadual, desmantelada ainda no ano passado, com derrota para o Novo Hamburgo na final do Gauchão. O vice-campeonato em 2017 encerrou uma sequência de seis títulos seguidos e freou a esperança de reeditar um histórico heptacampeonato gaúcho, inédito desde os anos 70. Caso dê adeus à competição nesta quarta-feira, o Inter ficará fora da final do Gauchão pela primeira vez desde 2007. Na ocasião, o Colorado foi eliminado ainda na primeira fase. O Grêmio foi campeão com vitória sobre o Juventude na final.

  • Grêmio não perde por quatro gols de diferença desde 2016

O Grêmio ainda leva o histórico como trunfo. A equipe nunca perdeu por quatro gols de diferença sob o comando de Renato Portaluppi desde que o técnico assumiu o time, em 2016. Aqui, vale uma ressalva. Em sua primeira temporada, o Tricolor perdeu por 5 a 1 para o Santa Cruz, pelo Brasileirão, em um duelo entre os jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil. Mas o time foi comandado por James Freitas. Como time titular, a última derrota por quatro gols ocorreu em 2016, no 4 a 0 para o Coritiba, pelo Brasileirão, ainda com Roger Machado.






GLOBOESPORTE.  Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/alem-da-vaga-gremio-e-inter-travam-duelo-de-marcas-e-tabus-historicos-no-gre-nal.ghtml>


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.