Header Ads

Reposição no grupo e linha de produção: como o Grêmio encara a saída de Arthur

Matheus Henrique, comparado ao titular, é alçado ao elenco profissional e vira candidato a substituto no futuro. Além disso, Maicon e Cícero fazem a função



A negociação avançada do Grêmio com o Barcelona por Arthur depende apenas de um sinal dos europeus para ser fechada a partir de uma viagem para a Espanha de emissários gremistas. Mesmo que o volante permaneça até janeiro de 2019 na Arena, aos poucos, o cenário de como o Grêmio vai lidar com a saída do meio-campista se desenha. No elenco já há jogadores com características semelhantes, com toque de bola refinado. E um novo atleta foi promovido ao time principal justamente como preparação para o futuro.

Arthur nem saiu, e o Grêmio já conta com opções para a função. Capitão do time, Maicon recuperou a titularidade e o bom momento. Volante de origem, Cícero tem atuado como atacante, enquanto Matheus Henrique é preparado para se tornar sucessor no futuro.

Nova promessa

O jovem Matheus Henrique fez o primeiro treino com o time principal nesta quinta. Durante as primeiras rodadas do Gauchão, com a equipe de transição, o meio-campista foi comparado a Arthur por conta dos giros constantes para fugir da marcação e pelo estilo semelhante ao futuro jogador do Barcelona. Depois de algumas semanas relegado, foi premiado com a observação mais atenta de Renato.

Emprestado, Matheus Henrique segue ainda com opção de compra por ser exercida. Mas o fato de ter característica semelhante a Arthur foi determinante para fazê-lo subir ao elenco profissional. Assim é possível trabalhá-lo para ocupar a vaga no futuro, se aprovar nos treinamentos diários. Para, quem sabe, se tornar mais um da linha de produção de volantes gremistas – são 11 vendidos neste século.


No trabalho de quinta, Matheus já fez gol e se movimentou como habitualmente fazia nas primeiras partidas do ano. Para o jogo contra o Juventude, a tendência é que Arthur não esteja novamente entre os relacionados, mesmo após o papo entre o jogador e Renato durante o treino. No entanto, estarão outros nomes que fazem a mesma função do volante, embora talvez não com exatamente a mesma característica.

Experientes na função

Casos por exemplo de Maicon, titular desde o início do ano, recuperado de cirurgia no tendão do pé esquerdo, e Cícero, que constantemente é recuado por Renato para atuar pelo setor. Há, também, Michel, titular em grande parte da temporada passada.

Maicon, por sinal, já foi o "armador" do time gremista mais recuado desde 2015, quando foi contratado pelo clube gaúcho. O volante, inclusive, anotou o gol no empate em 1 a 1 com o Defensor, na estreia na Libertadores, na última terça. E sempre foi tido como "inspiração" para Arthur na função. No começo do jovem, ano passado, deu dicas e inclusive levou-o ao Centro Digital de Dados para mostrar a necessidade de mais passes verticais.


O Grêmio não pensa, ainda, em uma reposição a Arthur. Até porque passará 2018 todo com o volante, conforme a negociação com o Barcelona. No acordo, ficou definido o valor de 30 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) fixos, mais um variável de 10 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões), a ser pago pelo Barça a partir de metas de produtividade do volante em solo europeu.

Nesta sexta-feira, o clube gaúcho faz uma nova atividade, com a presença de Arthur e também de Matheus Henrique, candidato a volante da linha de produção gremista. A ver o que o futuro reserva ao jovem.




GLOBOESPORTE.  Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/reposicao-no-grupo-e-linha-de-producao-como-o-gremio-encara-a-saida-de-arthur.ghtml/>

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.