Maior finalizador, Luan vive fase inédita e pode fechar turno sem gol no Brasileirão
Camisa 7 é quem tem mais chutes na competição, mas não repete bom momento de 2017
Centro do Grêmio na campanha do Tri da Libertadores, Luan não reencontrou seu melhor momento em 2018. A ponto de viver uma situação inédita no Campeonato Brasileiro. Mesmo com a maior média de finalização de um jogador na competição, o camisa 7 gremista entra em campo neste sábado, às 19h, contra o Corinthians, com o peso de poder completar um turno sem balançar as redes.
Luan tem a maior média de finalização do Brasileirão. São 36 em 11 jogos, média de 3,27 arremates por partida (está atrás de Róger Guedes e Otero, que já deixaram o Atlético-MG). O problema está na pontaria do atacante gremista, que coleciona muito mais finalizações erradas (27) do que no alvo (9). Lidera também a média de arremates incorretos, com 2,45, o dobro de sua média nas 20 partidas disputadas no Nacional em 2017: 1,2. O resultado é um Brasileiro em branco para Luan. Leva-se em conta, claro, as preservações de Renato, o que diminui as oportunidades para o atleta na competição.
Como atua em uma faixa atrás do centroavante, o atacante é o responsável por preparar as jogadas gremistas. Acostumou-se, em 2017, a ocupar mais a “entrelinha” (espaço entre o meio e a defesa do adversário) e uma faixa mais avançada. Atualmente, recua constantemente para ajudar Maicon, um efeito colateral da saída de Arthur. E viu o próprio rendimento e até a moral com a torcida cair. Embora a confiança de Renato se mantenha.
- Eu estou muito satisfeito com o meu grupo, em todos os sentidos. Já falei que o Grêmio não vai ganhar todas. Temos que saber perder. A minha equipe não vai fazer três ou quatro gols todos os jogos. Temos que parar com a mania de que está tudo ruim quando cai. Estou satisfeito, não costumo falar de individualidades, estou satisfeito com o grupo - afirmou Renato após a eliminação para o Flamengo.
Desde o início no Grêmio, em 2014, Luan não passa um turno do Brasileirão sem marcar pelo menos uma vez. Nesta temporada, o camisa 7 soma nove gols: dois pela Copa do Brasil, dois pela Libertadores, um na Recopa e quatro no Gauchão. O último foi em 1º de agosto, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, na primeira partida das quartas da Copa do Brasil.
Alguns torcedores já contestam a titularidade de Luan nas redes sociais. Renato mantém o respaldo para seu comandado, com o qual talvez nutra uma das melhores relações no elenco, com provocações e brincadeiras constantes. Agora, também tem como uma das suas obrigações recuperar o melhor momento do atacante. Naquela função, no time reserva, o escalado era Douglas.
Com força máxima, a provável escalação gremista tem Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo), Geromel Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael). Com 33 pontos, o Tricolor é o quarto, cinco atrás do líder São Paulo.
GLOBOESPORTE. Disponível em:<https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/maior-finalizador-luan-vive-fase-inedita-e-pode-fechar-turno-sem-gol-no-brasileirao.ghtml>
Post a Comment