Header Ads

O encontro: técnicos mais longevos, Renato e Mano se enfrentam após "fogo amigo"

Treinador do Cruzeiro está há dois anos no cargo, enquanto colega do Grêmio tem 23 meses no comando. Ambos duelam às 21h45, na Arena, após brincadeiras nos microfones



O cenário nacional é marcado por demissões e interrupções constantes nos trabalhos dos treinadores. Pois na Arena, às 21h45 desta quarta-feira, duelarão as duas exceções do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes, o técnico mais longevo do Brasil, e Renato Gaúcho, o segundo, comandam respectivamente Cruzeiro e Grêmio na partida válida pela 20ª rodada da competição.

Em junho, ambos trocaram declarações sobre a postura dos adversários no futebol brasileiro. Renato brincou que "daqui a pouco" eles se encontravam. Pois o reencontro chegou.

As citações nas entrevistas coletivas ocorreram após os jogos da 9ª rodada do Brasileirão. Naquela oportunidade, o Grêmio venceu o Bahia, enquanto o Cruzeiro superou o Ceará. Renato foi questionado sobre um suposto recado de Mano, que havia criticado quem reclamava do estilo dos rivais.

O ídolo gremista se esquivou de qualquer polêmica com bom humor. No mesmo dia, 3 de junho, Mano também foi perguntado sobre o assunto. Disse não ter mandado recado algum, também em tom de brincadeira.

- Não sei como chegam as notícias no ouvido de outras pessoas. O Mano é camarada, gosta de brincar, não sei se foi uma indireta. Não reclamo da maneira que os times jogam. Gosto de ver o futebol bonito. O Grêmio tem sua maneira de jogar, respeita a maneira de todo mundo. O Mano é gente nossa, um beijo para ele. Daqui a pouco a gente se encontra - sorriu Renato.

Renato Gaúcho e Mano Menezes voltam a duelar na Arena (Foto: Rodrigo Rodrigues/Light Press)

- A gente é bem experiente para não cair na provocação externa. Cada time tem sua característica. Aliás, quero mandar um abraço para o meu amigo Renato Portaluppi, Renato Gaúcho. Quero dizer que não mandei recado nenhum para ele. Certamente ele sabe disso. Até porque temos intimidade suficiente para dizermos o que a gente pensa. Certamente vamos nos encontrar por aí e vai ser uma grande satisfação - disse Mano.

Mano Menezes é o técnico do Cruzeiro desde o dia 27 de julho de 2016, quando foi apresentado na Toca da Raposa. São, portanto, dois anos e 26 dias como treinador do clube mineiro. Renato assumiu o Grêmio dois meses depois, em 19 de setembro de 2016. Soma 23 meses e três dias à frente do Tricolor gaúcho.

Os dois anos de Mano


  • 150 jogos
  • 75 vitórias
  • 42 empates
  • 33 derrotas
  • Títulos da Copa do Brasil de 2017 e do Mineiro de 2018
  • Aproveitamento: 59,33%
Quando a frase "técnico mais longevo do país" é citada em qualquer entrevista, despretensiosa, Mano Menezes trata logo de interromper. Tudo em tom de brincadeira, é claro. Costuma dizer que o rótulo pode dar azar e terminar em demissão.

– Estou muito feliz e orgulhoso por estar à frente do Cruzeiro há tanto tempo, que é um fato raro na nossa carreira de técnico de futebol no Brasil. Isso nos deixa com as energias renovadas para seguir em frente e trabalhar muito duro para que o segundo semestre abrilhante e consagre esse tempo todo de trabalho no Cruzeiro – disse Mano ao receber uma placa comemorativa da diretoria do clube, em julho.

Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram no primeiro turno deste Brasileiro com vitória dos gaúchos em pleno Mineirão, por 1 a 0. Em 2017 e 2016, se encontraram na semifinal da Copa do Brasil rodeados pela tensão do mata-mata. Do duelo, saiu o campeão nos dois anos - ambos são pentacampeões e maiores vencedores da competição. No ano passado, melhor para a Raposa na decisão por pênaltis. Há dois anos, foi a vez do Tricolor brilhar com vitória em Belo Horizonte e empate na Arena.

Os 23 meses de Renato


  • 138 jogos
  • 73 vitórias
  • 36 empates
  • 29 derrotas
  • Títulos da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017, da Recopa e do Gauchão de 2018
  • Aproveitamento: 61,59%
- São treinadores campeões, vencedores que as outras equipes, quando perdem treinador, tenho certeza que procuram. Trabalhei com o Mano no Flamengo, é excelente treinador. O professor Renato aqui vocês sabem melhor que eu o que vem conquistando. Aumentou a idolatria. É um treinador especulado em grandes equipes, é um prazer ter ele do nosso lado - analisou o goleiro Paulo Victor, titular dos gremistas nesta quarta.

No primeiro jogo do Brasileirão, Grêmio venceu Cruzeiro no Mineirão (Foto: Yuri Edmundo/BP Filmes)

Essa não é a primeira passagem de Mano Menezes na Toca da Raposa. Em 2015, ele ficou no clube de setembro a dezembro. No período, o comandante conseguiu estabelecer números importantes na ocasião – 13 jogos sem derrotas no Brasileiro, o recorde do Cruzeiro. No fim da temporada, aceitou uma proposta do Shandong Luneng e foi para a China. Retornou em julho de 2016.

Já Renato tem larga história com as três cores do Grêmio. Traz consigo toda experiência vitoriosa como jogador gremista, autor dos dois gols na conquista do título mundial em 83. Resgatou o clube do jejum de 15 anos sem títulos com a Copa do Brasil de 2016, levou ao topo da América com o tri da Libertadores ano passado e ainda conquistou Gauchão e Recopa em 2018.





GLOBOESPORTE.  Disponível em:<https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/o-encontro-tecnicos-mais-longevos-renato-e-mano-se-enfrentam-apos-fogo-amigo.ghtml>

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.