Header Ads

Grêmio retoma hegemonia estadual com fim de jejum e persegue marca de 96

Tricolor dá fim a hiato de sete edições sem conquistar o Gauchão; na década de 70, clube ficou 8 anos sem ser campeão gaúcho





Lado a lado, Maicon e Pedro Geromel se unem para erguer a taça do Gauchão e repetir o gesto de meses atrás, na conquista do bi da Recopa Sul-Americana, após a vitória por 3 a sobre o Brasil de Pelotas, neste domingo, no Bento Freitas. Ou melhor. Para reeditar um gesto costumeiro ao Grêmio de Renato Portaluppi nos últimos anos, pontuados por títulos mais expressivos. Mas o troféu não deixa de ter seu peso para a história gremista, ao encerrar um jejum de sete anos sem ser campeão estadual e abrir espaço para a equipe perseguir mais uma marca do time de Felipão em 1996.


Em mais uma era dourada, o Tricolor deu fim à seca de 15 anos sem títulos de expressão nacional ainda em 2016, mas havia deixado "escapar" a hegemonia em solo gaúcho desde 2010, retomada neste domingo. A taça levantada no Bento Freitas evita que o clube reedite seu maior período sem conquistar o estadual desde os idos dos anos 70.

Em uma década de supremacia do maior rival, Inter, tanto no estado quanto no país, com o tri Brasileiro em 1975, 76 e 79, o Tricolor assistiu ao Colorado enfileirar um octacampeonato estadual entre 1969 e 1976, até hoje a maior sequência da história. A série vitoriosa colorada só foi freada com o histórico Gauchão de 1977, que, aliás, completou 40 anos em 2017. A seca anterior, porém, havia sido precedida por dois momentos repletos de títulos do Gauchão: o Grêmio foi penta entre 1956 e 1960 e hepta entre 1963 e 1968, só tendo a sequência interrompida em 1961.

O maior jejum gremista na competição é bem mais antigo. O Tricolor ficou 13 anos seguidos sem conquistar o Campeonato Gaúcho, entre 1933 e 1945.

Antes do título deste domingo, o Grêmio havia se sagrado campeão do Gauchão pela última vez em 2010. E com direito a boa dose de sofrimento em dois Gre-Nais. O Tricolor aplicou 2 a 0 no clássico de ida, no Beira-Rio, com gols de Rodrigo e Borges, e foi batido por 1 a 0 no duelo da volta, no Olímpico, com gol de Giulaiano logo no começo da partida.

> Jejuns do Grêmio no Gauchão:

13 edições - entre 1933 e 1945
8 edições - entre 1969 e 1976
7 edições - entre 2010 e 2017

Renato iguala Tite e persegue marca de Felipão

O emblema da conquista deste domingo não se esgota nos limites territoriais do Rio Grande do Sul. Com a taça, Renato Portaluppi iguala o feito de Tite, último a conquistar dois títulos na mesma temporada pelo clube. Em 2001, o hoje técnico da Seleção ergueu o tetra da Copa do Brasil e o estadual. Em 2018, são duas taças: o bi da Recopa e o estadual, com a ressalva de que há Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil ainda em disputa.

Os campeonatos que tem pela frente, aliás, fazem o Tricolor buscar igualar uma marca alcançada por Felipão em 1996, com três taças conquistadas em uma temporada. Duas delas são as mesmas de agora, com o Brasileirão como cereja do bolo para coroar a geração vencedora dos anos 90. O elenco atual, a propósito, já consegue dimensionar sua parcela na história gremista.

– O Renato falou que esse grupo ia chegar, que uma vaga ia ser do Grêmio, com muito trabalho, empenho, dedicação. Estão todos de parabéns. A gente sai daqui campeão com a maior pontuação do campeonato, o melhor saldo. O time que mais fez gols. A gente está a frente de tudo, mas com muito trabalho. Está todo mundo de parabéns pela entrega. Temos mais coisas a conquistar. Em três meses, dois títulos. Esse grupo tem tudo para entrar para a história como aquele grupo de 90 – ressalta Jael.

Campeão estadual após oito anos, o Grêmio dirige seu foco ao Brasileirão. O Tricolor estreia no Campeonato Brasileiro já no próximo sábado, às 16h, quando encara o Cruzeiro no Mineirão. Até lá, terá a semana livre para treinamentos e trabalhos regenerativos.



GLOBOESPORTE.  Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-retoma-hegemonia-estadual-com-fim-de-jejum-e-persegue-marca-de-96.ghtml> 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.