Entre heroísmo e títulos, preparador destrincha Grohe e pede goleiro na Copa
Rogério Godoy, o Rogerião, está na 7ª temporada seguida ao lado do dono da meta gremista
Aos 31 anos, Marcelo Grohe vive o auge da carreira de um goleiro que já foi contestado e deu a volta por cima à base de confiança, treinamento, doses de heroísmo e títulos. Na base desta escalada à frente da meta gremista está uma parceria que dura sete temporadas. Em 2012, o preparador de goleiros Rogério Godoy, o Rogerião, foi promovido ao grupo principal. De lá para cá, acompanha de perto a evolução do pupilo, o coloca entre os melhores do país e também sonha com a presença dele na Copa do Mundo da Rússia.
A virada de Grohe tem ponto de partida em uma noite que poderia ser de pesadelo. Em 21 de setembro de 2016, ele falhou no gol do Atlético-PR que levou a decisão das oitavas de final da Copa do Brasil para os pênaltis. Ouviu apupos na Arena, mas acabou como herói da classificação ao defender três cobranças. O ano terminou com o título da competição. A reboque, vieram Libertadores, Recopa e Gauchão, mais recentemente.
O tri da América ficou marcado pela "defesa do século" contra o Barcelona, em Guayaquil. Contra o Independiente, pegou a última penalidade para garantir a Recopa. Nas últimas partidas, garantiu a vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, na estreia pelo Brasileirão, e o empate sem gols com o Cerro Porteño, na Libertadores.
Atualmente, Marcelo soma seis jogos, ou 563 minutos, de invencibilidade. O último gol sofrido foi na derrota por 2 a 0 para o Inter, no segundo jogo das quartas de final do Gauchão. Persegue, assim, o próprio recorde, de 804 minutos, obtido em 2014. Faltam duas partidas inteiras e mais 62 minutos de uma terceira.
O GloboEsporte.com conversou com Rogerião sobre a atual fase do goleiro. O preparador falou sobre a evolução, o ganho de confiança e até onde Grohe pode chegar na carreira. Confia nele como um dos melhores do Brasil e o coloca na disputa com Neto e Cássio pela terceira vaga na posição para a Copa do Mundo. Neste domingo, um olheiro da CBF estará na Arena para acompanhá-lo de perto no duelo com o Furacão. Uma das derradeiras chances para "Milagrohe" conquistar Tite de vez.
Confira a entrevista com o preparador de goleiros Rogério Godoy:
GloboEsporte.com: Marcelo Grohe está consolidado como um dos melhores goleiros do país, com expectativa de ir para a Copa do Mundo. O que mais é possível cobrar ou esperar dele?
Rogério Godoy - O que a gente vê do Marcelo é uma naturalidade na desenvoltura dele dentro de campo. Isso se passa para quem está assistindo ao jogo, quem está comentando. Se tornou um goleiro muito frio. Desde 2014, vem fazendo um trabalho com muita solidez. Claro que com os títulos saltou mais aos olhos o trabalho que ele estava fazendo.
Você via antes menos confiança nele? Era preciso conversar mais diante das críticas que recebia?
Acho que tudo é uma evolução. Falamos sempre que o goleiro se torna mais maduro quando fica mais velho. O Marcelo começou a jogar a partir de 2012, teve uma parada em 2013 com a chegada do Dida, mas, a partir de 2014 e 2015, fez o que está todo mundo vendo. Foi um amadurecimento. Ele mesmo hoje em dia é muito confiante. A gente vê dentro de campo.
Muda muito a metodologia de treinamento para os goleiros depois de tanto tempo juntos contigo?
Através do nosso calendário, a gente vai vendo o que podemos propiciar a eles. Todas as situações que nos deparamos do adversário, qual a característica, se é uma bola aérea, chute à queima-roupa, vamos adaptando o calendário para, quando chegar no dia do jogo, ter uma boa leitura do que a gente vai enfrentar.
Mais uma vez, o Marcelo foi herói nos pênaltis, na Recopa. Como é feita esta análise dos adversários?
Tem que dar mérito também para o pessoal do CDD (Centro Digital de Dados). Sempre recebemos um relatório jogo a jogo dos cobradores de pênaltis, como incide em toda equipe. Vamos visualizando e estudando, os trabalhos de velocidade e ação vamos tentando aprimorar para que a gente esteja bem preparado quando houver esse tipo de situação.
Como está a expectativa do Marcelo para a Copa do Mundo?
A Seleção só vai acontecer pelo que vem se fazendo no clube. O Marcelo vem mostrando um trabalho consistente. Conversando com nossos colegas, vendo informações, a gente analisando, no momento, no Brasil, é um dos melhores. E essa solidez não é de agora. Foi duas vezes o melhor goleiro do Brasileiro. Só veio saltar aos olhos depois que tivemos essas conquistas. Antes individuais, agora títulos. Pode mostrar todo seu potencial. Todo mundo está vendo, esperamos que o Taffarel e o Tite também estejam. Na minha humilde opinião, ele tem espaço na Seleção.
Você bate um papo com o Taffarel sobre isso?
O Taffarel já foi (ao CT Luiz Carvalho) fazer algumas avaliações, conversamos, e ele deixou sempre bem claro que o Marcelo estava no radar da Seleção. A gente tem que fazer por mérito pelo clube. É um atleta diferente, vem mostrando muita qualidade, tenho certeza que a decisão que a Seleção tomar, vai ser bem tomada.
No nível que o Marcelo chegou, um dos líderes do grupo, o que pode mais evoluir?
A gente sempre tem que melhorar em alguma coisa. Marcelo é um goleiro frio, rápido, nas bolas de velocidade de reação faz defesas incríveis. Muito se cobrava sobre as saídas de gol, hoje em dia ninguém mais fala. Quando a gente errar, vão falar. Em uma hora, a gente mais acerta do que erra, mas vamos errar. Faz parte. Tem que ter esse entendimento de querer sempre evoluir.
O jogo com os pés seria um ponto a melhorar?
Creio que sim, vai muito da metodologia de jogo da equipe. A nossa não tem tantas transições defensivas-ofensivas passando pelo goleiro. Nos treinamentos, nos pequenos jogos, através dos trabalhos do professor Alexandre (Mendes, auxiliar), a gente vem aprimorando. Comigo tem trabalhos técnicos também. Acho que já evoluiu bastante, tenho notado nos jogos que ele tem mais tranquilidade neste quesito.
GLOBOESPORTE. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/entre-heroismo-e-titulos-preparador-destrincha-grohe-e-pede-goleiro-na-copa.ghtml>
Post a Comment