Header Ads

Técnicos, Arthur e Maicon quebram padrão e fazem Grêmio "se defender" com a bola

Com dupla junta em oito partidas, Grêmio anota 20 gols e sofre apenas um no ano



Há poucas semanas, uma dúvida passava pela cabeça de torcedores do Grêmio e até mesmo de analistas. Claramente nunca nem esteve próxima da mente de Renato Portaluppi. Quando enfim teve Arthur e Maicon aptos para entrar em campo, o técnico não titubeou: escalou ambos juntos. Os últimos oito jogos mostram um cenário no qual o volante mais “marcador” não faz falta. Ao contrário. O Tricolor passou a se "defender com a posse de bola" e mandou nos duelos.

São oito jogos da dupla, com 20 gols feitos e apenas um sofrido no período. Mas sem um jogador no setor com a marcação no DNA, como é possível o Grêmio se defender tão bem? Quem explicou foi Ramiro em entrevista coletiva. Conforme o meio-campista, o time corre menos atrás do adversário quando capitão e pupilo jogam juntos. A manutenção da posse de bola com passes certos é determinante para o Tricolor dominar os adversários.

O domínio gremista cresce com outros dois atletas, reconhecidos pelo controle do ritmo do jogo. Luan e o próprio Ramiro se movimentam muito e criam linhas de passe para ambos, o que facilita a saída de bola. Outro ponto: quando o Grêmio perde a posse, tenta rapidamente recuperar o domínio. Ainda pressiona o jogador rival com a bola. Se não roubá-la, ao menos retarda o avanço do adversário.

- Não tem tanto um jogador de marcação, mas em contrapartida ficamos mais com a bola. Os dois (Maicon e Arthur) têm o controle de bola que não preciso eu falar, todo mundo vê. Faz com que a gente corra menos atrás do adversário. Se perder a bola, temos adotado uma reação para recuperar o mais rápido possível e não fugir da nossa característica, que é ter o envolvimento do adversário, que precisa correr atrás da gente. Para que em determinado momento vaze. É difícil ficar 90 minutos sem a bola. Temos adotado isso dentro de campo - detalhou Ramiro.


Jogos com Arthur e Maicon em 2018

  • Grêmio 5x0 Cerro Porteño - Libertadores
  • Goiás 0x2 Grêmio - Copa do Brasil
  • Grêmio 0x0 Atlético-PR - Brasileirão
  • Cruzeiro 0x1 Grêmio - Brasileirão
  • Brasil de Pelotas 0x3 Grêmio - Gauchão
  • Grêmio 4x0 Monagas - Libertadores
  • Grêmio 4x0 Brasil de Pelotas - Gauchão
  • Grêmio 1x1 Avenida - Gauchão

O Grêmio lidera o número de passes certos em toda a Libertadores, com 2.116, à frente do Junior Barranquilla, com 2.059. Maicon é o líder da estatística, com 294 em três jogos. Leonardo Pico, com 281, e Victor Cantillo, com 253, ambos da equipe colombiana, vêm logo na sequência. Arthur é o quarto, com 248 passes certos. Os números são do Footstats.

A dupla deve estar novamente à disposição para o jogo do próximo domingo, contra o Santos, na Arena. Maicon, como líder, sempre apostou em Arthur, antes mesmo dele figurar nos profissionais. O jovem, já negociado com o Barcelona, o tem como um mentor. Foi o capitão a levar Arthur ao Centro Digital de Dados do clube, ano passado, para mostrar números e aconselhá-lo a melhorar nos passes verticais.

O Tricolor volta a treinar na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. Depois do Santos, terá o Goiás pela frente, na próxima quarta, no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Com a vantagem de 2 a 0 na primeira partida, há a possibilidade de alguns titulares serem poupados.



GLOBOESPORTE.  Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/tecnicos-arthur-e-maicon-quebram-padrao-e-fazem-gremio-se-defender-com-a-bola.ghtml>

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.