Header Ads

Grêmio aumenta leque de renovações e tem base garantida para próximos anos

Poucos nomes, como Léo Moura, Cícero, Jael, Douglas e Renato precisam renovar para 2019




Os últimos dias foram de intensa movimentação do Grêmio fora dos gramados. Dentro das salas ensolaradas do CT Luiz Carvalho, apesar do momento de decisão da temporada, aos poucos a temporada 2019 já é desenhada. Exemplo disso são a compra de partes dos direitos de Matheus Henrique e a renovação de Pepê.

Os rabiscos direcionam o planejamento para o próximo ano com a manutenção dos principais ativos do clube, especialmente os jovens. Outro núcleo ainda será definido, passadas as decisões de Libertadores e reta final de Brasileirão. O "fico" de Renato Gaúcho é o principal assunto.

A situação do técnico encabeça o planejamento para 2019. Portaluppi se vê focado na rotina de jogos decisivos, como a partida de volta com o Atlético Tucumán, na próxima terça, pelas quartas de final da Libertadores, ou até mesmo o duelo com o Fluminense, no sábado, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O treinador já garantiu que só vai tratar da renovação em dezembro. Mas já dá alguns sinais de envolvimento no que será feito na próxima temporada, com opiniões e ajustes. A permanência de alguns atletas também passa pela análise da comissão técnica atual. Internamente, a sequência do maior ídolo da história tricolor é mais palpável.

Além de Renato, há a análise do grupo atual de jogadores. A manutenção do time considerado ideal está praticamente garantida, salvo futuras vendas. O GloboEsporte.com cita abaixo a situação do elenco gremista:

Os garantidos



Na quarta-feira, o Grêmio anunciou a renovação de contrato com Pepê até 2022, com valorização e aumento da multa rescisória. O mesmo ocorreu com Matheus Henrique, também com assinatura até o mesmo período, após acerto junto ao São Caetano de compra de 40% dos direitos econômicos. Os dois jovens passaram a receber oportunidades de Renato em 2018 e serão figuras cada vez mais frequentes a partir de 2019.

Antes, o Tricolor já havia firmado novos acordos com diversos atletas titulares. O principal caso é o de Everton, também premiado com aumento e vínculo estendido até 2022 pelo destaque no ano e, agora, somadas as convocações para a seleção brasileira. O atacante é visto como a próxima grande venda do Tricolor, com valor semelhante ao recebido por Arthur.


Principal jogador da temporada, Everton renovou com o Grêmio até 2022 — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

O zagueiro Walter Kannemann, outro selecionável, tem tudo alinhavado e resta apenas assinar o contrato para ampliação do vínculo. No entanto, alvo do Cagliari, da Itália, na última janela, tem tudo para ser novamente assediado com ofertas europeias ao fim do ano.

Nomes como o capitão Maicon, Ramiro e Leonardo também firmaram vínculo até 2021. Todos são titulares de Renato, o último mais recentemente desbancou Léo Moura nos jogos fora de Porto Alegre, para evitar desgaste ao veterano. Ou seja, ao longo de 2018 o executivo André Zanotta já garantiu a sequência dos principais atletas (veja na tabela).


Quem precisa renovar

Léo Moura, Cícero e Jael são os atletas com contrato por encerrar no fim do ano. A intenção é a manutenção do elenco, mas os casos serão analisados separadamente. O trio se mantém como incerteza até dezembro.

Publicamente, não há um posicionamento da diretoria, embora alguns contatos iniciais tenham acontecido junto a empresários dos atletas. O centroavante foi sondado pelo Monterrey, do México, durante a temporada.

– O contrato está chegando perto de encerrar, mas estou tranquilo, todo mundo sabe da minha vontade de permanecer. Fui bem recebido, a família está totalmente adaptada. Cabe à diretoria decidir – disse Léo Moura, recentemente, em entrevista coletiva.

Léo Moura completará 40 anos e quer jogar por mais dois — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Douglas é outro que ainda tem futuro indefinido ao fim do ano. Depois de mais de 500 dias machucado e duas cirurgias, retornou aos gramados e é opção no elenco de Renato. Também terá a situação analisada. Os 36 anos pesam nessa conta, além do que pode entregar. O camisa 10 admitiu que, no momento da segunda operação no joelho esquerdo, pensou em se aposentar.

Thonny Anderson, emprestado pelo Cruzeiro na negociação do lateral-direito Edílson, é outro ainda sem situação totalmente definida. Provável titular na partida de sábado, contra o Fluminense, tem a reta final de ano para convencer a diretoria e comissão técnica de sua permanência.

Jovens promessas

Durante o ano, jovens das categorias de base também foram contemplados com novos contratos. São nomes praticamente certos no elenco principal no próximo ano, como Tetê, convocado para período de treinamentos na Seleção por Tite, e Victor Bobsin, figura constante no Brasil sub-20. Jean Pyerre, alternativa já ambientada ao elenco principal, também assinou novo vínculo.

Jean Pyerre é a nova aposta do Grêmio para o meio de campo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA





GLOBOESPORTE.  Disponível em:<https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-aumenta-leque-de-renovacoes-e-tem-base-garantida-para-proximos-anos.ghtml>

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.