Everton ou Fernandinho? Dúvida no ataque pode mexer até em esquema do Grêmio
Opção de Renato não será só por nome, mas também por maneira de jogar. Luan e Michel voltam contra o São Paulo, na segunda, e Geromel ainda é dúvida
O mistério ronda o Grêmio para o jogo desta segunda-feira, contra o São Paulo, no Morumbi. Renato não deu entrevista para falar sobre uma projeção da partida. O treino deste domingo será com portões fechados em seus primeiros momentos. E a indefinição sobre a escalação, assim, se perpetua até uma hora antes do duelo. A ausência de Barrios dá a chance do técnico gremista manter um modelo executado no Barradão, contra o Vitória, ou reordenar o time de volta.
São duas opções, basicamente, para o treinador: a entrada de Everton ou Fernandinho no setor ofensivo. Ambos mudam a característica do time e também a formação utilizada por Renato. Depende da intenção do técnico e se a mudança de esquema só ocorreu pela ausência de Luan na Bahia.
- Tem que trabalhar para manter o ritmo. O meu objetivo e de todos é ser titular, temos que estar sempre trabalhando forte - disse Fernandinho em entrevista na sexta-feira.
É bom destacar que além de Luan, Michel também volta ao time gremista. Pedro Geromel, desfalque por desconforto muscular na coxa esquerda, ainda é dúvida - ele não treinou desde o retorno da Bahia.
Fernandinho
A escolha de Renato por Fernandinho na verdade é uma permanência. O atacante foi titular no 3 a 1 sobre o Vitória, na última quarta, na vaga justamente de Luan. Sem o seu meia central, Renato optou por dividir as funções com Ramiro e Arthur em um 4-1-4-1. Os dois ocuparam a faixa central, espaço usado costumeiramente por Luan.
A dúvida criada é porque Luan mais avançado muda consideravelmente a característica do time. O camisa 7 já fez essa função, como falso nove, mas Renato o fixou como meia, com Barrios como referência no ataque, há alguns meses. E deu certo - ambos disputam a artilharia do Grêmio no ano, com 16 gols para o camisa 18 e 14 gols para Luan.
Nesta opção, o time teria um meio-campo e ataque com Michel; Fernandinho, Ramiro, Arthur e Pedro Rocha; Luan. Fora alguma mudança de planos em relação a preservação de jogadores por conta do jogo de quinta, contra o Atlético-PR, decisão nas quartas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada - mas com vantagem de 4 a 0 do primeiro duelo.
Everton
A entrada de Everton, por outro lado, recoloca Luan onde o atleta vem rendendo mais. Mas também retira do time Fernandinho, uma espécie de 12º jogador de Renato e um dos destaques da vitória no Barradão. Mas é Everton quem é apontado pelo treinador para ser o reserva de Barrios. Não tem exatamente as mesmas características, mas é visto pelo comandante como o mais próximo do gringo no elenco. E isso remonta o 4-2-3-1 do Grêmio, com Arthur e Michel como volantes, Ramiro e Pedro Rocha como extremas e Luan e Everton por dentro. Na formação que acabou por encantar o Brasil nas últimas rodadas do Brasileirão e nas participações em Copa do Brasil e Libertadores.
Teoricamente, o esquema poderia ser esse também com Fernandinho em campo. Mas o espaço das peças seria diferente. Pedro Rocha, por exemplo, teria de ser o centroavante, algo que não ocorreu ainda com Renato. A opção no 4-2-3-1 com Fernandinho ficaria com Arthur e Michel; Ramiro, Luan e Fernandinho; Pedro Rocha. Mais uma novidade em relação ao feito até o momento.
fonte: http://globoesporte.globo.com/
Post a Comment