Rei do Rio: Grêmio soma 100% contra rivais cariocas e faz Renato reviver majestade
Tricolor vence Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira e bate os quatro grandes do Rio no 1º turno; equipe tem 12 de seus 25 pontos somados diante de Fla, Flu, Vasco e Botafogo
Nada de trocas de passes envolventes, valorização da posse de bola e soberania ao longo de 90 minutos. Renato Portaluppi viu seu Grêmio ser pragmático – bem diferente do estilo costumeiro, que rendeu até o rótulo de "melhor futebol do país" – para bater o Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Ilha do Urubu, pela 14ª rodada do Brasileirão. A vitória não só devolveu o Tricolor à vice-liderança, após três derrotas em sequência na competição, como levou o treinador a revisitar um rótulo antigo, de "Rei do Rio", que lhe pertence há mais de duas décadas
Explica-se. O Renato Gaúcho atacante, ídolo eterno gremista pelos gols do Mundial em 83, tomou para si a majestade do Rio de Janeiro nos idos de 1995, após marcar o histórico gol de barriga para dar o título carioca ao Fluminense, justamente contra o Flamengo. Hoje, passados 23 anos, o treinador recupera a coroa, mas também a estende a sua equipe, que bateu os quatro grandes e tem 100% de aproveitamento contra cariocas no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
– O Grêmio jogou feio. O time do Flamengo é muito bem treinado. Tem qualidade muito grande. Se quiser jogar de igual para igual, vai perder. Às vezes, é melhor jogar um pouco feio e conseguir os três pontos. É o que esperava. Sabemos que iríamos encontrar um adversário perigoso. Na Bombonera deles. Só valoriza ainda mais a minha equipe. Nós disputamos muito bem. O Flamengo quase nem criou. Está de parabéns meu grupo, que fez uma boa partida. Nos defendemos sem perder a cabeça. Era fundamental voltar a vencer no Brasileiro. A gente recupera o segundo lugar e moral elevada. Não é qualquer time que vai vencer o Flamengo no Rio de Janeiro – celebra o treinador.
O retrospecto, claro, tem representatividade direta e nítida na campanha do Grêmio na competição. Após a partida, o comandante inflou (ainda mais) sua confiança ao afirmar que o Tricolor segue na briga pelo título, mesmo a 10 pontos do líder Corinthians, com uma previsão de que o Timão irá "despencar" na tabela. Pois o Tricolor somou 12 de seus 25 pontos – quase 50% – nas vitórias sobre Botafogo (1 a 0, na Arena), Vasco (2 a 0, na arena), Fluminense (2 a 0, no Maracanã) e Flamengo (1 a 0, na Ilha do Urubu).
Não para por aí. A campanha é ainda mais emblemática se levados em conta os compromissos pelas demais competições nacionais. O Tricolor, com time reserva, até perdeu para o Flamengo em Brasília, pela Primeira Liga, numa partida que sequer teve Renato à beira do campo. Mas bateu o Fluminense com autoridade tanto em casa quanto fora em outros dois confrontos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Entre tantas vitórias, os gremistas entraram em êxtase na web para comemorar o "título" de Rei do Rio.
O Grêmio rumou à Ilha do Urubu envolto em certa desconfiança após três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e, em especial, pelo revés diante do Avaí, numa sequência que o fez perder a liderança justamente para o Flamengo. Flamengo, que por sua vez, chegara embalado após bater o rival Vasco num clássico marcado pela violência na torcida, para engatar o quarto triunfo consecutivo... Freado pelo Tricolor.
Mesmo sem seu jogo vistoso habitual, o Grêmio conseguiu um resultado maiúsculo para se recuperar em grande estilo. A equipe aplicou a primeira derrota ao Flamengo após 23 jogos como mandante em 2017, além do primeiro revés em cinco jogos na Ilha do Urubu.
– Todo o time está de parabéns pela entrega e pela luta. Soubemos jogar. Vínhamos de uma série de resultados negativos. Soubemos lutar, dividir, cabecear. O espírito do Grêmio é esse. E saímos com os três pontos – afirma o zagueiro Pedro Geromel.
O cenário atual repleto de vitórias, aliás, contrasta com o retrospecto gremista diante de rivais cariocas ao longo do Brasileirão passado. Nos seis enfrentamentos diante de Botafogo, Flamengo e Fluminense em 2016, o Grêmio somou apenas um triunfo, sobre o Fla, na Arena, além de quatro derrotas e um empate. Vale lembrar: o Vasco estava na Série B.
Renato Gaúcho ainda pode "provocar" Luan, em suas brincadeiras habituais no vestiário ao dizer que o camisa 7 é seu sucessor no posto de "Rei do Rio". E graças aos golaços. Destaque do Grêmio e no Brasileirão, o meia-atacante anotou um belo gol ao driblar a defesa flamenguista (veja acima) e invadir a área antes do chute na Ilha do Urubu. Repetiu, assim a senda de pinturas que construiu no Maracanã – e por consequência em solo carioca.
Luan está habituado a marcar no Rio de Janeiro desde 2014, quando anotou contra o mesmo Flamengo, no Maracanã, na vitória por 1 a 0 no Brasileirão. Depois, no ano passado, balançou as redes contra Honduras, pela Seleção, nos Jogos Olímpicos, e ao converter o pênalti diante da Alemanha, na final do ouro. Em 2017, tem ainda duas pinturas no Maraca, anotadas em dois jogos contra o Fluminense.
– Vencemos o jogo. Tanto no Maracanã quanto aqui, fico feliz de marcar – disse o jogador.
O Tricolor se reapresenta para treinamentos nesta sexta-feira, já em Porto Alegre. Com a vice-liderança retomada, a equipe trabalha para reduzir a distância de 10 pontos para o líder, Corinthians. O Grêmio volta a campo no próximo domingo, às 16h, para encarar a Ponte Preta, na Arena, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
fonte: http://globoesporte.globo.com
Post a Comment