Decisão em campo e fora: Luan joga pela Libertadores antes de definir saída
Camisa 7 é pivô de negociação do Grêmio com o Spartak Moscou, mas ainda precisa decidir se aceita ida para a Rússia. Duelo com o Godoy Cruz ocorre às 19h15 e decide vaga nas quartas
O martelo ainda não foi batido. Mas os 90 minutos da noite desta quarta-feira, contra o Godoy Cruz, na Arena, podem ser os últimos de Luan com a camisa do Grêmio. Após a partida, que vale vaga nas quartas de final da Libertadores, o atacante deve decidir se aceita ou não se transferir para o Spartak Moscou, da Rússia.
Iniciadas na semana passada, as conversas entre o Grêmio e o clube russo ganharam tom oficial com a formalização da proposta e parecem caminhar para um desfecho positivo. Mas muitas pessoas próximas ao camisa 7 afirmam que o atacante terá de ser convencido a aceitar a ida para a Rússia. E que gostaria de esperar mais o decorrer da janela de transferências para aguardar por propostas de outros centros europeus. Mas até agora não teve muito espaço – e tempo – para refletir e se manifestar, pelo momento decisivo da temporada.
– A gente conversa pouco com o jogador, porque tem o representante. O jogador está vinculado ao jogo, ao campo, à situação de jogador do Grêmio. Trata disso o empresário dele. O jogador tem compromisso com Grêmio e pode ter até mais tempo – disse Romildo Bolzan Júnior, presidente gremista.
O fato é que o Spartak fez a melhor oferta até o momento, de cerca de 20 milhões de euros (R$ 73 milhões). O Grêmio fez uma contraproposta e chegou a um acerto com o clube russo.
O empresário de Luan, Jair Peixoto, voltou da Europa na véspera da partida e não se encontrou com o jogador. A situação só será debatida após o duelo com o Godoy. Na quinta-feira, Tite convoca a seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias contra Equador e Colômbia, dias 31 de agosto e 5 de setembro. É possível que o gremista esteja na lista.
A oferta inicial feita pelos direitos do atacante deixaria 14 milhões de euros (R$ 51 milhões) no cofre do clube. E o Grêmio queria mais pela sua fatia de 70% – por isso fez a contraproposta, também ao debater forma de pagamento e como dividir o valor com os investidores. São três parceiros, com 10% dos direitos restantes cada: o empresário Jair Peixoto, o investidor Celso Rigo e a empresa K2.
Paralelamente a isso, Luan mantém sua rotina pré-jogo. O atleta está concentrado com todo o elenco para o jogo com o Godoy Cruz. A decisão é considerada a mais importante do ano até o momento para o Grêmio – a partir de agora, é possível que esse rótulo seja colado em várias partidas consecutivas. Por isso, não há melhor cenário possível para uma despedida com classificação e vitória.
E a importância de Luan para o time sempre se mostrou nos números. O camisa 7 soma 14 gols na temporada e 10 assistências. Esteve envolvido diretamente, no total, em 24 gols do Tricolor quando esteve em campo, fora outras 19 participações indiretas nos 37 jogos nos quais atuou – nestas partidas, foram marcados 77 gols.
Todo o funcionamento do setor ofensivo, basicamente, passa por Luan. Sua função pode até passar por uma mudança nesta quarta. O retorno de Barrios não está confirmado, embora ele esteja à disposição. Renato pode optar por escalar Maicon no meio-campo e ter Luan como jogador mais avançado do ataque. Sem perder, claro, sua mobilidade habitual.
fonte: http://globoesporte.globo.com/rs
Post a Comment