"Cavalo árabe", Grêmio tem folga de três jogos até semi para se garantir no páreo do Brasileirão
Tricolor pode focar no Nacional a partir de agora e terá, no período, duelo direto com o Palmeiras
Imediatamente após o apito final da goleada por 4 a 0 sobre o Atlético Tucumán, o Grêmio incorporou um discurso. Quase todos os jogadores, perguntados sobre o River Plate, rival da semifinal da Libertadores, citavam o Bahia, adversário do próximo sábado, pelo Brasileirão. Isso mostra que, apesar da briga pelo Tetra da América, o Tricolor mantém o sonho de ser campeão nacional bem vivo.
Serão três partidas pela Série A até o primeiro jogo do mata-mata, no dia 23, para o "cavalo árabe" se manter no páreo, conforme classificou o técnico Renato Gaúcho. Foram as palavras usadas pelo comandante gremista, do seu jeito bem humorado, para alertar os concorrentes na briga pelo título da Série A.
Os cavalos árabes citados por Renato na entrevista após a vitória sobre o Tucumán são reconhecidos por sua força e capacidade de participar de corridas de longa duração. É com esta analogia que o Grêmio baseia a crença em pular à ponta do Brasileirão, perto de cumprir uma "meta" estabelecida pelo elenco recentemente.
O Tricolor encara o Bahia na Arena, no sábado, e fecha uma série de quatro partidas com três delas em Porto Alegre. O intuito era fazer o "dever de casa" e pontuar contra o Fluminense, fora. Mas o time de Renato Gaúcho venceu todos os duelos. Se bater os baianos, fecha a sequência com 100% de aproveitamento.
– Tem os cavalos paraguaios e os árabes. Os árabes, na reta final, chegam. Estamos vivos no Campeonato Brasileiro. Chegamos à semifinal da Libertadores e estamos entre os líderes. Enquanto tivermos chances, vamos brigar. Não sei os cavalos paraguaios. O Grêmio é cavalo árabe. Alguns vão tropeçar, ficar no caminho. Pode ser até o Grêmio. Eu duvido - disse Renato, com sorriso no rosto.
Resultado da mobilização gremista e de tropeços dos rivais, a tabela mostra os gaúchos em quarto lugar com 50 pontos, apenas três atrás de Palmeiras e Inter, líder e vice, e dois do São Paulo, em terceiro. Além do Bahia, o Grêmio enfrentará o Palmeiras no dia 14, no Pacaembu, e o América-MG, dia 20, no Independência, antes da semi com o River. Terá duelo direto com o atual primeiro colocado e poderá usar força máxima para tentar a arrancada antes de focar na busca pelo Tetra.
- Temos um jogo importante com o Bahia. As outras equipes vão jogar antes, vamos saber dos resultados e onde podemos chegar. Claro que pensamos em ganhar todos, mas não adianta projetar lá na frente se não fizer o nosso agora. É mais uma decisão. Respeitar a equipe deles, mas em casa, com nosso torcedor, temos que fazer os três pontos - comenta Maicon.
Depois de cumprir suspensão na Libertadores, Maicon retorna naturalmente à equipe. Assim como Jael, recuperado de cirurgia, com a possibilidade de voltar entre os titulares no comando do ataque. Já Ramiro deve seguir fora, após levar uma batida no joelho direito.
O elenco volta a treinar nesta quinta à tarde no CT Luiz Carvalho. A partida contra o Bahia, pela 28ª rodada do Brasileirão, está marcada para as 21h de sábado. Renato deve escalar o Grêmio com: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Cícero, Luan, Alisson e Everton; Jael.
Post a Comment